Kamisama Hajimemashita

25 de Novembro 2013
Nomes:
Kami-sama Hajimemashita | Kamisama Kiss.
Gêneros:
Comédia, Fantasia, Shoujo, Sobrenatural.
Ano:
2012
Episódios:
13
Sinopse:
Kamisama Hajimemashita conta a história de Nanami,que vai morar em um templo após ser despejada da casa aonde morava.A princípio,Tomoe, que é um Youkai raposa e tipo o zelador do templo,a rejeita não a aceitando como sua mestre.Logo, Nanami se vê obrigada a fazer um trato com ele ao beijá-lo para salvar sua vida.Depois do trato Tomoe vira um tipo de servo dela e sempre a protege.Tudo ocorre bem até Nanami descobrir estar apaixonada por ele,que não aceita amor entre youkais e humanos.
Review atualizada em 27/01/2019
O enredo de Kamisama Hajimemashita chama bastante a atenção de quem, como eu, adora Mitologia Japonesa. Esse anime é um shoujo bastante conhecido assim como um anime de romance bem famoso. Mas além do desenvolvimento do romance, há vários elementos que compõem a estória. E talvez esse seja um diferencial para a trama prender quem a assiste.
A imagem do anime é bem bonita, principalmente os personagens masculinos (bishonens!). Já as meninas eram mais 'normais' e as vezes pareciam muito comuns se comparadas com os meninos (talvez seja um clichê dos shoujos -- animes para garotas). A animação é bem consistente e sempre pula para artes mais cômicas quando são partes engraçadas ou leves (eu adoro isso em animes. Chibis, expressões exageradas, brilhos e fundos coloridos, etc).
Tomoe é, sem dúvida, meu personagem favorito da série. Adoro seu jeitão sério e carrancudo, mas que na verdade é sensível e se preocupa de verdade não só com Nanami, como com o templo também. O seu design é, infinitamente, maravilhoso. Amo seu cabelo e suas orelhas, e acho sua calda, saltada para fora do quimono, muito fofa. As partes cômicas em que ele estava irritado eram hi-lá-rias! Sem dúvidas, um personagem extremamente cativante.
Nanami não é a melhor heroina de anime shoujo, mas é, com certeza, uma das poucas que são boas. A parte dela em que ela se desenvolve, começa a usar seus poderes (no começo bem fraquinhos), começa a salvar pessoas, ajudar elas, foi muito bom de assistir. É sempre bom ver personagens femininas com um papel na estória, além de apenas serem um sexo oposto para ficar tentando fisgar o garotão ou ficar gritando e batendo nele o tempo todo.
Devo, porém, salientar que foi dificil engolir a parte ciumenta e teimosa de Nanami, em relação ao romance dos dois. Por Tomoe deixar claro que não se apaixonará por Nanami, ela simplesmente surta. Se colocando em perigo e se recusando a aceitar. Por alguns episódios, ela ainda ficou depressiva e ainda jogava muito na cada de Tomoe que ele amou uma humana no passado, sem ligar para como ele se sente no presente.
Eu realmente não sou fã de romance e raramente eu shipo casal em anime shoujo, portanto não shipei Nanami e Tomoe, e queria ser ainda mais radical: assim como Fukigen na Mononokean, Kamisama Hajimemashita funcionaria super bem como um anime de mitologia japonesa leve, episódico e focado, não só no desenvolvimento pessoal dos personagens, como em envolver ainda mais no universo dos youkais e ayakashis.
Essa parte do anime é interessante, a parte de ciumes, clichês de romance e toda a questão de youkais e humanos podem se apaixonar, não. Também seria interessante saber mais da estória entre Mikage e Tomoe, e aquele flashback do Mikage "domando" Tomoe pareceu tão engraçado que eu não me importaria de ver uma temporada inteira dessa dinâmica entre eles. Mas claro, Kamisama Hajimemashita é um romance, sempre foi e sempre será, portanto isso seria apenas um desejo pessoal meu.
Como um todo, esse anime, cativa até certo ponto. Há várias lacunas deixadas ao decorrer dos episódios (porque Mikage escolheu Nanami? Porque ele deixou o templo antes? Qual a relação entre Nanami e a humana que Tomoe amou no passado? ...) e o último episódio e a OVA deixam um gancho curioso para a segunda temporada, o que instiga e nos faz querer pular para ela. A parte de Nanami crescendo como Divindade da Terra é interessante, e eu gostaria que fosse apenas focado nisso.
Mas claro, novamente, é um desejo pessoal meu. Kamisama Hajimemashia é um romance e nada vai mudar isso. Enfim, é um ótimo anime de romance para quem gosta de sobrenatural e youkais. Tem momentos super engraçados e tem outros mega dramáticos. Há conflitos episódios e, às vezes, até duas aventuras por episódio, deixando o ritmo super fluido.

Comentar ☆