Scumbag System

07 de Novembro de 2020
Nomes:
 Scumbag System | Chuan Shu Zijiu Zhinan.
Gêneros:
 Ação, Fantasia, Cultivação, 
Ano:
 2020
Episódios:
 10
Sinopse:
 Esta é a história de um cara que transmigra no vilão escória de um daqueles romances de xuanhuan / xianxia de harém. O vilão escória, Shen Qingqiu, é do tipo que parece nobre, mas é na verdade um hipócrita. O discípulo de Shen Qingqiu, Luo Binghe, é o personagem principal do romance, que gradualmente fica mais sombrio conforme eventos trágicos acontecem sobre ele. Com a ajuda de um sistema muito troll, o novo Shen Qingqiu tenta se manter vivo permanecendo no lado bom de Luo Binghe, já que o Shen Qingqiu original tratou Luo Binghe mal, recebendo assim um final horrível. No entanto, o plano de Shen Qingqiu de permanecer vivo não é tão simples quanto parece, pois ele logo descobre que o sistema limita suas ações.
Scumbag System é um dognhua (animação chinesa) produzido em CG e adaptado de um romance Danmei (mais ou menos boys love chinês) da mesma autora de Mo Dao Zu Shi, Mo Xiang Tong Xiu. Por ser uma adaptação de uma obra originalmente yaoi (em um termo familiar) eu não tive muitas expectativas quando comecei a assisti-lo. MDZS tá aí para provar que não se deve esperar nada, nadinha de cenas românticas entre os personagens. 
Talvez seja esse o motivo que Scumbag System funcionou tão bem para mim. E mesmo que no começo do romance não aconteça nada entre eles, a produção não cortou cenas sutis que dão a entender que Luo Binghe está desenvolvendo sentimentos por seu Shizun (mestre). Então vê-lo querendo cozinhar para ele, observá-lo com um sorriso bobo no rosto enquanto vê seu Shizun comendo sua comida foi gratificante, para não dizer surpreendente. 
Pasmem: até a parte que Shen Qingqiu comenta que Luo Binghe está fazendo coisas que, originalmente, ele fazia para as mulheres de seu harém, isso não foi cortado!!!!! triunfo! Até mesmo quando Binghe voltou de viagem, ele provocou seu Shizun com um 'sentiu minha falta?' como no romance e omg são esses detalhes que nos fazem apaixonar pelo casal. E ver que não estava sendo cortada nenhuma interação do tipo foi uma surpresa deliciosa.
Eu certamente achei, ao saber da adaptação, que eles iam focar nas outras tramas da estória, como as lutas com o clã demônio, Binghe descobrindo ser dessa raça, tornando-se mau, etc. Mas não há como contar a estória tirando a parte que Shen Qingqiu transmigrou no vilão e pretende mudar a estória, e isso, no romance, era o necessário para Binghe se apaixonar por ele. Ah~ tanta coisa a ser dita.
Quando à animação, blá blá blá, todo mundo estava achando ruim por ser CG, meu Deus, esse povo não teve infância não? Não assistiam Shrek ou as animações da Pixar? Procurando Nemo? Monstros S.A.? Por que todo mundo apenas não assiste para ver se é bom? Se a estória compensa? Sério, isso me irrita profundamente. E por falar na animação ela tem seus defeitos, sim. Todos tem, até mesmo o grande Mo Dao Zu Shi teve. Obviamente eles reciclaram as aparências dos personagens menos relevantes, hora ou outra dá para ver várias pessoas com o mesmo rosto ou com apenas uma barbixinha para diferenciar. Mas levando em conta quão bem feitas foram as caracteristicas dos personagens principais como Shen Qingqiu e Luo Binghe, assim como Liu Qingge, ou as meninas (que eram membras do harem de binghe e são muito bonitas e bem feitas), então está bem. Afinal personagens de fundo só servem mesmo como fundo.
Com todos os pontos positivos de Scumbag System, a estória acompanhando realmente o romance original, a única coisa que realmente deu nos nervos, e eu não consigo entender, é o corte abrupto no episódio 10. Esse episódio marca o fim da primeira temporada e  simplesmente acaba sem nem ao menos um cliffhanger. Sem contar que há uma cena pós créditos (que eu vi pessoas comentando ser a prévia da segunda temporada) que nem se deram o trabalho de legendar no site oficial? É mole?
Custava colocar mais um episódio para ao mesmo resolver o caso dos discipulos que foram atacados por monstros durante uma competição e simplesmente então ter o climax da série, que seria Luo Binghe caindo do abismo e se tornando 'negro'? 
Pelo que eu entendi há muitos rumores da staff do donghua abandonando o projeto, ou com problemas financeiros e simplesmente sendo obrigados a cortarem a estória. Isso me deixa bastante preocupada sobre a questão de haverá ou não segunda temporada? Dá medo deles simplesmente abandonarem o projeto de uma vez por todas e a continuação se perder. Isso tudo mesmo com o sucesso do donghua nas midias oficiais. Nunca vou entender.
Para quem leu o romance (como eu ---pulando algumas partes), vai notar que tudo de alguma forma dá certo e a adaptação nesse quesito está fazendo jus à obra original. Obviamente é de se questionar como certas partes (bem pesadas) do romance serão adaptadas, mas na verdade o medo de não haver continuação predomina mais do que o medo do romance dos dois ser cortado daqui para frente.
Mas mesmo sendo cortado e mantendo os flertes e bromance, eu acho Scumbag System um donghua muito interessante e viciante. Eu mal conseguia esperar chegar logo os sábados para poder assistir no canal oficial no Youtube. E olha que eles ainda liberavam episódios antecipadamente para usuários vips/membros e uma semana depois o dos pebleus. Eu morro de raiva com isso, o que também aconteceu na época de lançamento de Mo Dao Zu Shi 2. Outra coisa que eu realmente não entendo nessa produção, foi a liberação dos últimos dois episódios de uma só vez, umas duas semanas atrás. Eles perdem visualização e a hype do anime acaba-se toda quase que imediamente. Não entendo mais nada. 
Enfim, tirando a raiva do último episódio, esse donghua realmente me conquistou. Arrisco dizer que é melhor que sua obra irmã, Mo Dao Zu Shi, pela simplicidade mas riqueza de detalhes ao mesmo tempo. A estória é cativante assim como os personagens. Torcer pro Binghe não se corromper e provar seu amor pelo seu Shizun (enquanto grita sem parar Shizun, Shizun, Shizun....) é muito bom. Eu realmente torço para a segunda temporada acontecer. Não agora, em anos talvez. Mas só de se ter a esperança seria ótimo. P.S.: A cara de confuso do Binghe toda vez que Qingqiu olhava para ele, tipo como assim? o shizun gosta de mim? é tudo para mim.
  Edit: Aparentemente a segunda temporada está confirmada para 2021. Pelo menos a nova página do anime já está no myanimelist. Esse tipo de anime normalmente é transmitido por volta da mesma época sempre, então fico na esperança de ser lançado em setembro do ano que vem, assim como a primeira. É torcer para que não abandonem o projeto, já que fez bastante sucesso.
Deixo aqui a opening do donghua  'Song of Words Unsaid' por Zhao Lei. Confesso que ela não me impressionou quando a ouvi pela primeira vez, mas depois me peguei desejando ouvi-la quando não sentia necessidade de pular ao ver os episódios.

Comentar ☆