30 de Março de 2019
Nomes:
Fukigen na Mononokean Tsuzuki | The Morose Mononokean II.Gêneros:
Comédia, Sobrenatural.Ano:
2019Episódios:
13Sinopse:
Segunda temporada de Fukigen na Mononokean.Após não conseguir pagar o exorcismo de peludinho (Fuzzy), Ashiya vira empregado do Mononokean, Abeno Haruitsuki. O trabalho de um Mononokean é exorcizar e levar os youkais que estão no mundo humano, de volta ao submundo. No entanto Gyousei, o Executivo do submundo, parece estar interessado em Ashiya, por ser humano. Isso será um problema para Ashiya e Abeno?
Review da primeira temporada aqui.
O que mais me interessa em Fukigen na Mononokean, no geral, é a estória criativa. Para começar a maioria dos yokais 'exorcizados' por Abeno, o mestre do Mononokean, não são perversos ou malignos. São apenas criaturas que de alguma forma vivem no mundo humano, ás vezes sem interferir, ou as vezes interferindo. E esse é o trabalho do Mononokean, levar esses yokais de volta ao submundo. Isso me cativa pois estou sempre acostumada a ver lutas e suspense envolvendo yokais, e esse anime é interessante por ser diferente.Um dos pontos fracos, para mim, nesse anime, foi Ashiya Hanae, funcionário do Mononokean. Na primeira temporada eu não gostava dele, nem sei ao certo porque. E uma das coisas que me irritavam, era que todo mundo gostava dele ou era cativado por ele, e eu .. meh.. E junto com esse ponto fraco, ter um mistério envolvendo ele não ter sido desvendado foi meio que chato (na ocasião, um yokai alertou Abeno, dizendo que Ashiya é perigoso).
Mesmo não muito interessada nesse mistério envolvendo Ashiya, fiquei feliz que a segunda temporada deu continuidade a essa lacuna. A história não só foi continuada, como mais mistérios foram surgindo, e de alguma forma foi ficando interessante, diferentemente da primeira temporada. O mistério seria, ainda, relacionado ao pai de Ashiya, que poderia estar de alguma forma relacionado ao Mononokean, mais precisamente ao antigo mestre, Aoi.
Enquanto esse mistério era desenvolvido aos poucos, tivemos o prazer de ter pequenos casos episódios, envolvendo yokais precisando serem exorcizados por Abeno. Alguns yokais são bem fofos, como os passarinhos do episódio 11. Foi interessante ver esses episódios que eram chamados de mistérios, serem resolvidos.
Dessa vez, por incrível que pareça, não odiei Ashiya. Pelo contrário, me diverti bastante com ele, achei ele engraçado e fofo algumas vezes. Isso foi um grande progresso. Meu personagem preferido durante a primeira temporada era Abeno e continua sendo. Além de muito bonito, é um personagem super interessante. Está sempre sério e rigoroso com o Mononokean, mas sempre deixa passar uma afeição ou preocupação por Ashiya. É bem bonito.
Outros personagens foram introduzidos nessa temporada, Justiça (Shihou) e Executivo (Gyousei). Duas autoridades que pariam com Legislador (Rippou). O primeiro foi um personagem bem divertido e interessante. Já o segundo foi um pé no saco por implicar com Ashiya, por ser um humano, e esse Gyousei odeia os humanos. Essa implicância pode até ser relacionada ao mistério da origem de Ashiya e seu pai, no passado.
Eu gostaria de saber, de verdade, qual a estória do pai de Ashiya, Sakae, e seu envolvimento com Aoi e o Mononokean. E outra coisa: deu-se a entender que Abeno se parece muito com Sakae (cor dos olhos e cabelos), e eu gostaria de saber se há alguma relação entre os dois, algum parentesco, ou de fato quem é Sakae e porque isso tudo é tão misterioso?
Infelizmente, a segunda temporada deixou ainda mais lacunas, e apenas fico com o sentimento de curiosidade. Ainda tentei fazer uma pesquisa, mas esse assunto ainda não foi revelado no mangá, que está em andamento, portanto só há várias teorias sobre o assunto.
Falando em detalhes técnicos, Fukigen na Mononokean tem uma arte belíssima. Tanto paisagens e cenários, quanto o design dos personagens, as cores, os efeitos, etc. Tudo é muito bonito e a animação foi bem feita e consistente nos treze episódios. Fiquei realmente feliz que esse anime tenha tido segunda temporada. Fico ansiosa por mais, tantas temporadas, quanto revelações dos mistérios deixados para trás.
Deixo a abertura desse anime: 'Long Time Traveler' por Mono Palette. Uma música com melodia extremamente fofa e cativante, vai grudar na cabeça. ♪♫ Yokatta.. ♪♫
Comentar ☆