Given

22 de Setembro de 2019
Nome:
Given.
Gêneros:
Shounen Ai, Drama, Música.
Ano:
2019
Episódios:
11
Sinopse:
De alguma forma, a guitarra que ele adorava tocar e os jogos de basquete que ele achava tão divertidos perderam seu apelo ... Isso foi até Ritsuka Uenoyama conhecer Mafuyu Sato aleatoriamente. Ritsuka começou a perder sua paixão pela música em sua vida cotidiana, mas então ele ouve Mafuyu cantar pela primeira vez. A música ressoa com seu coração e a distância entre eles começa a mudar.
Assim que soube do lançamento do anime Given, corri para ver do que se tratava o manga e me apaixonei! Pelos personagens, pela estória, pelos conflitos de cada um, e principalmente por Uenoyama Ritsuka.
Que personagem mais encantador e fofo!!! Cheio de conflitos, um personagem que cresce na sua frente (tanto no manga quanto no anime). Uenoyama é simplesmente o melhor e mais doce personagem de Given (se não de todos os animes que já vi). Pode ser exagero, mas ele me encantou bastante tanto sua personalidade quanto a relação com os outros personagens.
Given possui uma estória com pano de fundo sério e trágico. Mafuyu perdeu alguém que ele ama tanto e simplesmente se fecha, as vezes se culpando. Tudo muda quando naquele dia, na escola, ele conhece Uenoyama que diz pra ele que se a corda da guitarra quebrou, basta levá-la para consertar, e que não era um bicho de sete cabeças. E talvez isso seja uma metáfora para a perda de Mafuyu. A partir daí Given te dá momentos altos e baixos, corações partidos se recuperando e música.
Nós vemos aos poucos Uenoyama, um personagem originalmente sério e egocêntrico se abrindo e cuidando de Mafuyu. Que por sua vez é um personagem fechado e sem emoções que encontra em Uenoyama e na música que ele começa a lhe ensinar, uma maneira de colocar seus sentimentos para fora, e deixar para trás as culpas e solidões que ele vinha sentindo.
E além de tudo isso, ainda conhecemos o conturbado relacionamento de outro integrante da banda, Akihiko. E ainda o amor não correspondido de Haruki, outro membro, por ele. Além de vermos a luta de Mafuyu com o desafio de transpor seus sentimentos para o papel, vamos conhecemos personagens complexos e interessantes ao longo dos curtos onze episódios.
Eu fiquei bastante chateada que o anime teria apenas onze episódios, mas agora, vendo por outro lado, fico satisfeita que todo o drama de Haruki, Akihiko e Ugetsu seria deixado de fora, por agora, e o enredo se focasse mais em Mafuyu e Uenoyama. Sabendo agora que ano que vem Given terá um filme focado nessa parte mais complexa e séria da estória, fico mais relaxada (embora ache que não conseguirei ver o filme tão cedo :\).
Given é um anime que prometia tanto! Não só pela estória que não tem contras (em que os problematizadores sempre caem matando), mas também pelas conquistas que ele já vinha obtendo, como sendo o primeiro anime BL a ser exibido no famoso bloco de televisão Noitamina (Banana Fish, The Perfect Invader, The Promised Neverland, etc (muitos dos meus animes favoritos foram exibidos nesse bloco -- apenas uma curiosidade)).
Não possui uma animação totalmente fluida e, como vários animes, possui aquelas pequenas falhas visuais. Mas a arte é belíssima, o enredo é belíssimo, seus personagens são belíssimos. Enfim. Tudo em Given é belíssimo e fiquei extremamente feliz no dia que soube que essa obra seria adaptada para animação.
Deixo aqui a música que Mafuyu escreveu e cantou junto com a Given no episódio 09, que é totalmente viciante!!

Comentar ☆