Tian Guan Ci Fu

02 de Janeiro de 2021
Nomes:
 Tian Guan Ci Fu | Heaven Official's Blessing.
Gêneros:
 Boys Love, Histórico, Sobrenatural, Fantasia.
Ano:
 2019
Episódios:
 11
Sinopse:
 Xie Lian, o príncipe herdeiro de Xian Le Kingdom, ascende com sucesso ao céu durante seu terceiro julgamento, apesar de sucessivos rebaixamentos. No entanto, ele acidentalmente quebra o Palácio de Ouro dos oficiais celestiais. Sem nenhum ser humano que o adore, Xie Lian tem que descer ao mundo secular para exorcizar fantasmas, que podem ajudá-lo a sustentar sua divindade. Durante sua aventura, Xie Lian encontra dois oficiais celestiais e um jovem misterioso de vermelho. Quatro como uma equipe, eles vivenciam muitos eventos estranhos e bizarros e gradualmente vão conhecendo o passado sombrio do aparentemente glamoroso céu.
Tian Guan Ci Fu é um donghua adaptado de um romance chinês da conhecida Mo Xiang Tong Xiu, mesma autora de Mo Dao Zu Shi e Scumbag System. O estúdio responsável pelo donghua, Haoliners é o mesmo de Mo Dao Zu Shi, então esperem animações fluidas (com ajuda de CG bem feito) e design de tirar o fôlego. Há uma riqueza de detalhes tanto no cenário quanto nos próprios personagens (roupas, cabelos, etc), tornando cada frame do episódio uma obra de arte.
Pelo que entendi na época de lançamento do romance, a censura estava crescendo bastante, então a autora tentou pegar bem leve na estória com relação ao romance do casal. Quem conhece Mo Dao Zu Shi ou Scumbag System e realmente leu ao seus respectivos romances, vai entender do que estou falando. A autora optou por uma estória mais madura e mais sutil, focando em uma estória de background grandiosa e alguns casos cheios de mistérios.
Assim como em MDZS e SS eu fui procurar o romance para ler online, mas vou ser bastante sincera. Não gosto da narrativa da autora e esse livro em especifico foi muito dificil de ler, resultando em eu droppá-lo. Acho que há alguns autores que, na verdade, confundem riqueza de detalhes com encheção de linguiça, e é esse o sentimento que tenho com ela. 
Mesmo não conseguindo ler o romance, ainda assim fiquei ansiosa pela estreia do anime. Afinal, quanto mais BL melhor. E claro, não se deve esperar muito de donghuas de BL porque dificilmente eles mostram alguma coisa relacionada ao romance.  E o que mais me surpreendeu em TGCF foi que  não houveram cortes em relação ao relacionamento dos dois, Xie Lian e  San Lang.  Eu digo quase, porque não li e não tenho certeza se alguma coisa foi cortada ou não. Mas acredito que os fãs que leram o romance iriam apontar quando houvessem. Mas o que quero dizer é que fizeram um bom trabalho em usar esse 'bromance' a favor deles.
Como eu disse lá em cima, a autora tentou criar algo além de romance entre eles, nos levando para um mundo de sobrenatural com deuses e oficiais do céu. Eles, possuem templos em seus nomes, sendo venerados como deuses, e descem ao mundo humano para resolver problemas por lá. A primeira estória realmente foi interessante, onde eles foram investigar o sequestro de noivas em uma região. Eu achei interessante porque por um momento eu foquei no mistério e na estória em si, ao invés de ficar preocupada com a relação dos dois. 
O problema mesmo ficou por conta do arco no deserto. A estória ficou complexa e maçante. Havia algumas interações fofas e revelações entre os personagens principais, mas o desenrolar do arco em si foi chato para caramba. Acho que por não conhecer a estória (por não ter lido), fiquei super de fora em várias cenas e o anime começou a me perder aos poucos. Um sentimento familiar de quando assisti Di Wang Gong Lue, que o idioma (assisti em inglês) pode ter me atrapalhado um pouco. Confio nas minhas habilidades no inglês, mas se a estória e termos usados forem muito complexos ainda atrapalha um pouco.
Eu sei que reclamei um pouco da estória, visto que não deveria ter muitas expectativas no relacionamento deles, mas assim como em SS eu esperava ao menos uma estória fácil de entender, mesmo não conseguindo ao ler o livro. Eu esperava que eles fizessem um anime mais fácil para o público que não leu também. Mas enfim. 
Dia 16 tem um episódio especial que, me parece, vai mostrar San Lang contando seu passado a Xie Lian. No último episódio, Xie Lian revelou que descobriu que ele é Hua Cheng, mais perigoso dos três Demônios da classe Devastação. Então acredito que esse episódio especial deveria ter sido lançado juntamente com a série. eu hein.
Para quem adora donghuas sobre deuses, mitologias chinesas e cenas de ação e arte de tirar o fôlego vai adora essa série. Para quem está interessado somente no romance, pode não ter muito além de algumas interações absurdamente fofas mas nada concreto mesmo. Mas quem quer se aprofundar no universo mesmo eu aconselho tentar ler o romance ou vai ficar perdido. De certo modo é mais simples que Mo Dao Zu Shi, mas achei que poderiam ter tentado simplificar ainda mais. Espero que a segunda temporada possa focar mais no relacionamento dos dois e se for focar em mais alguns arcos de mistério, que façam mais simples.

Comentar ☆