
Eu sou muuuuito fã de animes de mistério e/ou investigação.
Gyakuen Saiban realmente é interessante a começar pelos casos que geralmente são apresentados em um episódio e no seguinte, o julgamento. Afinal esse anime é sobre um advogado que faz o possível (e o impossível) para ajudar seus clientes.

Uma das minhas queixas durante a primeira temporada, foi o modo como os promotores eram mostrados. Eu sempre tinha a impressão que eles eram caras maus, cujo único objetivo era ferrar com os clientes de
Naruhodo, que sempre eram acusados injustamente. E isso foi o que mais reclamei: os clientes de Naruhodo sempre eram inocentes (com exceção de um da temporada passada, mas não lembro muito bem).

Outra coisa que eu me queixei na temporada anterior e também nesta, é que Naruhodo sempre precisa de ajuda de alguem para fazer sua defesa. E em algumas das ocasiões ele sempre tem a ajuda de
Chihiro, sua mentora que morreu na primeira série. Isso tudo porque eles insistem em misturar a bobagem de mediuns canalizando o espirito dela, convenientemente para ajudá-lo.

Como se não bastasse, o último caso de Naruhodo, um espirito canalizado por essas mediuns é o culpado do crime. E para completar, quando eles são canalizados, a aparência da medium se transforma na do espirito, enganando a todos. Acho isso uma bobagem. Inclusive essa de mudar a aparência da medium foi uma das reviravoltas do caso. Ah tá que ninguem ia ver que o corpo era o mesmo.

Essa parte do anime é muito fantasiosa e forçada. Se fosse tão fácil assim, não era só canalizar os espiritos das outras vitimas e perguntar seus assassinos? Claro, Naruhodo tem que resolver o mistério então para isso essa ideia maluca de espiritos e possessão não vem a calhar.

Uma coisa extremamente irritante é o fato de
Mayoi ser a assistente de Naruhodo. Eu não me lembro se me incomodei com ela na temporada anterior, mas nessa meu limite de paciência estourou já nos primeiros episódios. Um personagem inútil infantil e extremamente irritante, que está só brincando por aí e atrapalhando as coisas, mexendo onde não deve. Seu único objetivo, para mim é trazer Chihiro de volta.

Eu confesso que não gosto quando a Chihiro aparece no corpo das outras, pois normalmente ela é bem sexualizada (é ridiculo ela aparecer com as vestimentas da garotinha, mostrando suas pernas e seus ridiculamente grande seios -- está aí minha revolta com essa baboseira do corpo deles mudar a aparência quando canalizam um espirito). Mas confesso que ela é um personagem legal, como advogada, pelo menos.

Nos poucos casos que nos é mostrado de quando ela era viva -- que se interligam com o último caso do anime -- ela se mostra beeeem esperta e muuuito superior a Naruhodo. Sem contar que, mesmo com o apoio de alguns colegas, ela sempre sacava as coisas por si só e não dependia de um fantasma para completar sua defesa.

Eu gosto dos casos do anime. Adoro mistérios e adoro tentar achar o culpado juntamente com os personagens. Mas Gyakuten Saiban insiste em focar na vida pessoal de Naruhodo ou Mayoi, mostrando cenas do cotidiano deles ou eles indo à terra natal dela para procurar uma concha para a prima, Harumi. Eu acredito que simples é melhor. Acho que se mostrassem o inicio do crime e então eles desvendando-o durante o julgamento traria mais beneficio para o anime e para quem o assiste. Queria que mandassem Mayoi e toda essa baboseira de espiritos para longe e deixassem apenas as investigações e os julgamentos. O desenvolvimento dos casos e as descobertas de pistas e provas são muito excitantes, mas essa parte fantasiosa do anime é um grande turn off. Aqui um resumo real da série:
Comentar ☆