04 de Fevereiro de 2021
Nomes:
Natsume Yuujinchou Go | Natsume's Book of Friends Season 5.Gêneros:
Drama, Cotidiano, Mitologia Japonesa, Sobrenatural.Ano:
2016Episódios:
11Sinopse:
Takashi Natsume é um garoto que consegue ver youkai desde criança. Desde que ele herdou o "Livro dos Amigos" de sua avó Reiko, ele e seu autoproclamado guarda-costas Nyanko-sensei passaram seus dias devolvendo nomes aos youkai vinculados ao livro. Conforme ele encontra diferentes youkai e pessoas, ele se depara com muito mais coisas com as quais se importa. Ele se pergunta se é certo guardar segredos para proteger alguém, já que aos poucos vai criando coragem para fazer ainda mais amizades.
Outras reviews de Natsume Yuujinchou aqui.
Eu sou muito suspeita para comentar as temporadas de Natsume Yuujinchou de modo geral. A partir da segunda temporada, todas as minhas reviews sempre saem com o mais do mesmo, sempre elogiando a série e sempre expressando meu eterno amor e gratidão por Natsume finalmente estar sendo feliz rodeado de amigos, tanto humanos quanto yokais.Mas eu tenho vários pontos novos para salientar nessa review. Um delas é que vi a temporada em tempo recorde, assistindo aos onze episódios em 6 horas mais ou menos (-- na verdade não é um mérito assistir a uma série anime com duração total de quatro horas em seis, mas pra quem tem dificuldade em maratonar ou tem afazeres a serem feitos, eu achei incrível esse tempo). Mesmo o anime sendo ótimo, as vezes eu não o devoro rapidamente e gosto sempre de assistir com calma. Mas com essa temporada eu simplesmente não consegui largar.
Outro ponto positivo é finalmente conhecermos mais da vida de Natori Shuuichi. Eu sempre comento que ele tem essa aura estranha ao seu redor. Como se ele fosse um personagem mau que iria se revelar a qualquer momento. Inclusive o próprio anime mostra isso, mencionando esse jeito suspeito dele. Mas enfim, conhecemos sua adolescência e como ele começou a ser um exorcista por vontade própria. Ele é parte de um clã de exorcistas que fugiu da profissão e ele decidiu se ensinar e começar no ramo sozinho.
E a convivência dele com o pai, ou a familia em geral, não era boa. Então ele cresceu sem conhecer o que é cuidar, proteger, ser gentil. E uma das formas que ele busca ser capaz disso, é sendo exorcista. Eu entendi completamente essa aura suspeita dele. Acredito que seja porque ele precisa se forçar a ser alguém bom, a ajudar pessoas a ser responsável por alguém, e essa personalidade 'falsa' deles, digamos assim, seja na verdade uma personalidade forçada.
E um dos pontos positivos disso é que Natsume começou a mudar isso nele, ele mesmo implica ao dizer que antes ele o queria como aliado, mas agora ele se contenta em apenas ajudá-lo, sem nada em troca e por pura amizade. E é bonito isso, porque ao mesmo tempo que Natsume conhece novos amigos, ele muda as perspectivas das outras pessoas a seu lado. Essa é a melhor parte do anime, para mim.
Outra coisa que nos foi apresentado foi mais da, também, adolescência de Matoba Seiji, que conhecemos na temporada anterior e já nos fez entender que seria alguém perverso ou mau, ou que queria Natsume e seu dom para si e seu clã. Na verdade, Matoba conheceu Natori na adolescência, e trabalharam juntos. E foi nesse flashback que descobrimos que Matoba não é um vilão, apenas quer levantar seu clã, fazendo o possível e impossível. Nessa temporada ele mostrou que também foi cativado por Natsume, querendo-o como aliado, afirmando que seria capaz de protegê-lo.
Além de todo esse background emocional que descobrimos de vários personagens, descobrimos um pouco mais sobre a vida de Reiko, avó de Natsume e precursora de toda a estória em si. Eu não vou mentir, nos poucos flashbacks que são mostrados dela eu a odiei bastante. Não sei, há algo nela que não consigo sentir empatia como Natsume. Eu sempre tenho o feeling que ela está só brincando com a cara dos youkais sem se importar em como eles se sentem, se eles querem mesmo dar seus nomes ou apostá-los.
Enfim, nos é mostrado um pouco mais sobre ela e como era sua relação com os humanos. E embora não gostasse deles, ainda assim tentava ajudá-los com a ajuda do seu dom. Eu gostaria que fosse mais explicito a vida dela em um episódio especial por exemplo. Nos é contado que ela se apaixonou e teve uma filha, mãe de Natsume, e que esta foi abandonada pelo pai. Ou seja, ainda há o que contar sobre Reiko e espero que um dia isso aconteça.
De um modo geral, Natsume Yuujinchou é uma série capaz de nos curar. Ela tem essa aura doce e suave que nos faz torcer pela felicidade de todos ao redor de Natsume e inclusive a dele. Eu tinha certa birra e resistência pra assistir essa série no passado, e ficava tentando entender como ela conseguia tantas temporadas, mas agora está bem claro. Natsume Yuujinchou é uma das melhores séries de anime que eu assisti na vida inteira, e agora carrego um enorme carinho por ela. Ps.: Foi lindo os youkais procurando um remédio pro Natsume curar da febre. E ao final foi lida a metáfora que eles disseram comparando Natsume à pétalas de flores: "Sabemos que as pétalas das flores vão cair, e mesmo assim, nos encantamos com elas."
Comentar ☆