Kamisama Hajimemashita: Kako-hen

10 de Março de 2019
Nomes:
Kamisama Hajimemashita: Kako-hen | Kamisama Kiss: Kako-hen.
Gêneros:
Mitologia Japonesa, Sobrenatural, Shoujo, Romance, Comédia.
Ano:
2015
Episódios:
4
Sinopse:
O OAD irá adaptar o "arco passado", que vai do meio do volume 14 ao volume 17 no mangá.
Outras reviews de Kamisama Hajimemashita aqui.
A ova Kamisama Hajimemashita: Kako-hen conta o passado de Tomoe quando era um demônio temido que se apaixonou por uma humana, chamada Yukijin. Tomoe de repente se lembra do passado e de Yukijin e como falhou em se tornar humano para viver com ela. Por conta disso, Tomoe deve a um anjo caido, com quem fez um acordo para se tornar humano, e agora manchas escuras aparecem em seu corpo, colocando risco à sua vida. Usando o vaso de Mizuki, Nanami, agora, deve voltar ao passado e impedir que Tomoe faça o contrato, ou encontrar o anjo caido para pedi-lo que quebre essa divida.
Na época que assisti a Kamisama Hajimemashita, há seis anos atrás, não quis ver essa ova (nem as outras), não me lembro se foi por não querer mesmo, ou se não tive acesso. Só vim me interessar em ver essa ova, mesmo não sendo mais meu estilo de anime, após decidir rever as temporadas (o que fiz mês passado). Achei interessante mostrar o passado de Tomoe e foi interessante ver Nanami agindo sozinha, sem ajuda de Tomoe (que está sempre salvando-a) ou os outros.
O plot twist ficou por conta de que Nanami foi a real causa de Tomoe ter se apaixonado por Yukiji! A última, por ter perdido tudo por causa de demônios, tem uma forte raiva e rancor por eles. E a própria Nanami, quando descobriu isso, pensou: e agora, como eles vão se apaixonar se ela não gosta de sua espécie? Coube a Nanami salvar Tomoe, se esconder para que não se intrometesse no meio dos dois, e fingir que era Yukiji.Eu fiquei encantada com isso, pois foi muito interessante imaginar que se Nanami não tivesse voltado ao passado, o presente não existiria. Foi interessante ver a dinâmica dos dois, Tomoe e Yukiji, no caso Nanami, até que ele finalmente descobriu que a inquietação que sentia era amor.Eu senti que as três primeiras ovas foram bem arrastadas, querendo colocar muitos detalhes, muitos diálogos. E acho que algumas coisas poderiam terem sido resumidas. Porque a última ova foi bem corrida e faltou explicar alguns pontos importantes!
Se Yukiji, por causa de Nanami, nunca pôde relacionar com Tomoe, já que foi dado a entender que era Nanami ali o tempo todo, como Tomoe conseguiu voltar a ver Yukiji sendo ela mesma, e ficar com ela até sua morte? Se Nanami prometeu que voltaria para ele, haveria um momento que ele teria que procurar Yukiji. Sendo que ela não vivenciou o que Nanami vivenciou como ela, como ela aceitaria Tomoe a seu lado? Como Tomoe não notaria a diferença? Eu gostaria de uma cena deles superando isso, afinal é fato que Tomoe procurou um remédio para ela e a viu morrer.
Outra coisa meia doida, foi quando, ao final, Mikage tenta convencer Tomoe que humanos, principalmente Nanami, não são tão frágeis como ele pensa. Mikage o contou que Yukiji deixou uma criança para trás, e que essa Nanami é descendente dessa criança e Yukiji. Mas espera! Criança? Yukiji, então conseguiu se casar, teve uma filha, e morreu ao lado de Tomoe? E quando Tomoe a viu com essa criança, o que ele pensou? Essa criança, então, era dele? É dificil tentar deduzir com essas pontas soltas. Deixa um vazio.
Outra coisa que achei interessante, foi que ainda havia sido mostrado que Mikage conhecei Nanami anos antes de passar para ela a divindade da Terra! Isso foi interessante. Ouro furo que achei, foi o predendor de cabelo que seria o objeto que salvaria Tomoe. Tomoe o havia dado para Nanami antes (na primeira temporada, eu acho), então como ele seria o objeto do contrato? Eu tentei pensar em teorias, mas minha cabeça sempre termina em um nó [risos].
Enfim.. quem gostou das temporadas de Kamisama Hajimemashita, deve assistir a essa ova. Porque embora deixe uns fios soltos, ainda assim sana muita curiosidade sobre a tal Yukiji e porque Tomoe gostou tanto dela a ponto de querer se tornar um humano. Há também mais sobre o passado de Tomoe com Akura-ou, que conhecemos na segunda temporada. Isso, e também para quem gosta da estória como um todo e seus personagens. É um estória interessante e complementa bastante as temporadas. Uma pena que não consegui ficar 100% satisfeita.

OVA

Kamisama Hajimemashita tem uma quinta ova que, além de seguir a partir dessa, finaliza a estória em um final fechado. A ova conta como Ookunikushi decide ajudar o casal, transformando Tomoe em humano, um desejo, que não foi cumprido pela morte do Deus caido que havia feito um contrato com Tomoe. No entanto, Mikage diz que ainda é cedo para Tomoe e Nanami ficarem juntos, e ela então pede o prazo de um ano para Ookunikushi voltar e completar a tarefa.
Isso é um ótimo enredo para fechamento de uma série, acredito eu. No entanto a ova tem apenas doze minutos de duração e ainda por cima um salto de tempo. Em poucos segundos já era o próximo ano e o clímax ficaria por conta do dilema de Nanami voltar a viver como humana, com Tomoe, e os dois não fazerão mais parte do mundo sobrenatural em que viviam.
É desestimulante um final de um anime ser tão rushado, vazio e superficial assim. Não gostei tanto quanto as outras ovas. Fiquei um pouquinho decepcionada.

Comentar ☆