Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudo-bu

Date 26 de Novembro de 2020
Nomes:
 Tsurune | Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudo-bu.
Gêneros:
 Esportes, Clube, Vida Escolar, Competições.
Ano:
2018
Episódios:
13
Sinopse:
 Quando Minato Narumiya entra para a Escola Secundária da Prefeitura Kazemai, ele é rapidamente convidado a ingressar no clube de arco e flecha pelo conselheiro do clube, Tommy-sensei. Seus amigos de infância Seiya Takehaya e Ryohei Yamanouchi concordaram rapidamente em se juntar, mas Minato hesitou no início. Ryohei acaba arrastando-o para o briefing do clube, onde eles também encontram Nanao Kisaragi e Kaito Onogi. Minato, Seiya, Ryohei, Nanao, Kaito - cinco jovens reunidos pelo arco e flecha. O que suas lutas durante o período agridoce conhecido como "juventude" trarão para suas vidas?
Eu sou oficialmente uma fã de animes de esportes :^) e com certeza havia adicionado Tsurune, um titulo que vi muitos comentários na época de seu lançamento, à minha lista de quero assistir. Tsurune é um anime sobre um clube de arquearia (ou o Kyudo, como é chamando por lá) do colégio Kazemai. E como personagem principal temos Narumiya Minato, que ama o esporte mas desenvolveu um pânico de alvos, onde atira as flechas super rápido errando sempre.
Então o primeiro conflito do anime é esse: Minato decidindo se vai ou não entrar para clube, incentivado por seus amigos Seiya e Ryohei. Ele só decide entrar mesmo e tentar curar esse seu pânico, ao conhecer Takigawa Masaki, que está em uma missão de atirar 10 mil flechas! E pasmem, Masaki também tinha o pânico de alvo e conseguiu dar a volta por cima. E é aí que a aventura começa. Não só Masaki conseguiu fazer com que Minato volte ao esporte lutando para vencer seu pânico, como ainda se torna o técnico do clube! 
Achei super diferente esse esporte, arquearia. Com certeza é um esporte super elegante e tem toda aquele ritual dos participantes chegando ao salão em fila, ajoelhando, levantando, medindo a distância com os pés. E cada um em um momento diferente. Eu fiquei boquiaberta com essa, digamos assim, performance. Com certeza bem elegante. E até entendo quando uns elogiam os outros sobre terem uma forma bonita ou um tiro bonito. 
Os momentos da competição, olhem só, foram super tensos!! De doer a boca do estômago e soltar pequenos gritinhos de alegria quando os membros da Kazemai acertavam direitinho. Eu torci muito e vibrei muito com as performances deles. Fiquei dando pequenos gritinhos mudos na salinha onde trabalho, sozinha (graças a Deus), e soltava, hora ou outra, vários "isso!" "vai Minato!" "ah nem Nanao!!!!". Foi super interessante. Adoro quando os animes de esportes conseguem me fazer torcer por eles como se eu estivesse vendo uma competição real. Pontos positivos, muitos pontos positivos.
Masaki com certeza foi um dos meus personagens favoritos. Achei ele super bonito, elegante e muito bom em arquearia. Gente, que beleza foram as primeiras cenas que ele apareceu atirando em seu dojo, com aquela roupa de uma manga só.. perfeito. Sem contar que ele é um amorzinho e desenvolveu uma afinidade com os meninos de uma maneira muito bonita. O respeito por ele aumentava cada vez mais. Meu coração doeu em desespero (junto com Minato), quando achávamos que ele era um fantasma que ficava no dojo por negócios incabados. Nice one Tsurune, nice one.
Outro personagem que gostei muito foi Yamaouchi Ryohei. Best Boy do anime facinho. Que gracinha!!!!!!!!! E super esforçado e sempre dá um up no humor de todos. A carinha dele, tudo nele me cativava. Eu na verdade sou sempre do contra e dificilmente eu gosto do personagem principal mesmo. Então não é nenhuma novida que eu apareça nas reviews comentando sobre um personagem que não seja o principal. Mas enfim, sou assim.  (=ↀωↀ=)✧
Odiar personagens não aconteceu comigo dessa vez, mas desgostei bastante de Seiya no inicio. Primeiro porque ele gosta muito de Minato desde sempre e começou a pressioná-lo para voltar a atirar. E quando foi Masaki que conseguiu mostrar a Minato que ele deveria se dar uma segunda chance, Seiya ficou com raiva dele, e explicitamente disse isso. Além de comprometer sua saúde e deixar todo mundo preocupado. Ainda bem que tudo se resolveu e Seiya deixou de ser obcecado por Minato, entendendo que ele gosta mesmo é de atirar ao lado de Minato. 
Como um todo, Tsurune tem tudo que um anime de esporte dá direito. Drama envolvendo o background dos personagens. Tensão entre outros. Amizade forte entre outros. Desenvolvimento tanto como personagem como atleta. Enfim. Vibrei muito com esse anime e acabei de ver que eu até adicionei à minha lista um filme que está para vir, olhe só! Yay! Fico tão feliz em favoritar animes assim. E olha, o drama do background deles é bem tragável, não é aquele exagero que foi em Hoshiai no Sora, só dizendo. Eu, como sempre, comentei muito sobre esse anime no twitter (para mim mesma, claro) e fiz essa thread para coletar esses tweets. Porque as vezes é dificil comentar pequenos detalhes nas reviews.
Ah, para terminar, devo comentar que o clube do Kazemai é um clube misto de garotos e garotas. O que me assustou a princípio. Porém, como deve ser, as meninas estavam ali para praticar um esporte que elas gostam e não para verem os garotos e namorarem com eles. No começo do anime algumas fãs do Nanao (que não entendi porquê tinha fãs, para começar) queriam entrar para o clube por causa dele, mas o Onogi afungentou elas porque ele é muito sério com o esporte  e odeia quem quer participar do clube apenas por estilo ou pelas roupas legais (o que muitos estavam confirmando). Então é passado um pente fino e eu agradeci! As meninas que sobraram, Seo Rika, Shiragiku Noa e Hanazawa Yuna são o exemplo perfeito de como uma personagem feminina de anime deve ser feita em animes que NÃO tenham romance. Ponto super positivo para Noa que dava várias respostas bem feitas a Nanao quando esse queria flertar com elas. Gosto de salientar isso porque é realmente dificil para mim deixar um anime grandioso de lado por causa de personagens femininas genéricas.

OVA

Tsurune possui um special que se segue logo após os acontecimentos do episódio final. Porém se você está procurando mais pelos meninos praticando, vai se decepcionar (pelo menos na primeira parte). Isso porque o foco da ova é uma Idol que quer gravar alguma coisa no dojo de Masaki e de quebra quer atirar algumas flechas para aparecer no programa. Daí, não sei porquê, Masaki pergunta aos meninos se eles a conhecem para pedir conselhos (tudo a ver). Então eles se lembram de um carinha lá do colégio rival, Kirisaki, que idolatra essa menina e decidem encontrar ele para pedir conselhos, que ainda não entendi para quê.
Quando digo que a segunda parte é melhor, é porque Masaki, na tentativa de treinar para ajudar a idol a manusear o arco e flecha, começa a dar conselhos aos meninos, incluindo os alunos do outro colégio (um bebê ele). Então é interessante vê-lo abrindo os olhos deles para coisas relacionadas à arquearia. E eles o respeitando ainda mais, seguindo seus conselho com o coração. Mas ao todo mesmo, essa ova foi chata para caramba, e não agrega nada à estória. 

Comentar ☆