Ghost in the Shell

11 de Janeiro de 2021
Nomes:
 Ghost in the Shell | Koukaku Kidoutai
Gêneros:
 Ação, Ficção Científica, Policial.
Ano:
 1995
Duração:
 83 min
Sinopse:
 Um novo hacker misterioso conhecido apenas como Puppet Master ameaça criar o caos, apagando e reescrevendo as memórias de suas vítimas: humanos que abandonaram seu corpo físico para se tornarem ciborgues. Ele é um gênio do mal ou poderia sinalizar o início de uma nova era na relação entre o homem e a máquina?
Eu não sou muito fã de filmes de anime. Gosto mesmo é das séries, episódios fluidos com pausas, se necessário. Acho filmes muito maçantes e, as vezes, com muita coisa para encher linguiça, na verdade. Mas Ghost in the Shell foi adaptado primeiro para filme e desde que iniciei nesse hobby de ver animes, sempre vejo muita gente falando bem da obra.
O único gênero desse filme que realmente me chama a atenção é policial. Gosto de estória de mistérios e detetives, e querendo ou não policial mostra casos a serem investigados, por isso sempre englobo os três gêneros. No entanto Ghost in the Shell está mais focado em scifi e computadores, com toda essa coisa de hackers e cérebros sendo escaneados, e pessoas com corpos modificados, os chamados ciborgues. 
A personagem principal, Kusanagi, é super misteriosa e está sempre  questionando  a si mesma e a seu papel nesse mundo. Ela é forte e esperta, mas não gostei como sempre tinham uma razão para ela ficar pelada no meio das missões. Achei super forçado e de mau gosto.
Como eu disse lá em cima, filmes são recheados de cenas avulsas que não tem nada a ver com a estória e com Ghost in the Shell não foi diferente. Há várias cenas mudas mostrando a cidade, mostrando a personagem sendo construida durante vários minutos (pelada), e vários diálogos desinteressantes. 
Há ainda um plot twist envolvendo o grande vilão da trama, Puppeter Master e a protagonista, mas para falar a verdade, eu nem liguei. Acredito que o filme tenha funcionado para quem leu o mangá ou algo do tipo. Acho que mesmo para quem gosta de tecnologia e hackers, a animação é bem velha e ultrapassada e nem as cenas deles mexendo em coisas tecnológicas me impressionaram. 
Ghost in the Shell possui alguns filmes sequência e algumas séries que acredito que podem ser assistidas independentemente. Mas não sei se vou animar para vê-las. Apesar de ver gente recomendando a série (que possui duas temporadas) eu sou uma pessoa que gosta de ver tudo certinho, em sua ordem de lançamento. Então acho que não me aventurarei mais no universo. 

Comentar ☆