Summer Time Render

30 de Setembro de 2022
Nomes:
 Summer Time Render | Summer Time Rendering.
Gêneros:
 Mistéiro, Sobrenatural, Viagem no tempo.
Ano:
 2022
Episódios:
 25
Sinopse:
 Ao saber da morte de Ushio, Shinpei retorna à sua cidade natal de Wakayama City em Hitogashima e se reúne com a família de seu amigo de infância. O funeral corre bem, mas sob a superfície algo estranho está se formando na ilha. Que mistérios o aguardam nesta isolada ilha de verão?
Summertime Render tem uma pegada Steins;Gate, sobre viagem no tempo e morte de entes queridos. Ele também tem como tema sombras, que lembrou Shadows House, com a diferença de que as de Summertime Render são más e matam as pessoas depois de copiá-las. 
O primeiro episódio foi meio estranho de assistir. Foram forçadas algumas cenas de fanservices e minha primeira reação foi: será que vão se encostar nesse tema o anime todo? Isso porque além de focar na calcinha de uma das personagens, teve ainda o clássico de cara no peitão da Hizuru. Aff. 
O anime só deslancha quando descobrimos a gravidade dessa tomada das sombras na ilha natal de Shinpei, nosso protagonista. Eu confesso que fiquei aliviada quando vi que a personagem feminina Ushio tinha morrido kkk, odeio animes com romance desnecessários. E fiquei aliviada também que, diferente de Steins;Gate, Shinpei volta no tempo para impedir as sombras e não tentar impedir a morte de Ushio. Fiquei enojada quando vi que a irmã de Ushio tinha uma queda bem visivel por ele e odiei pensar na hipótese de romance entre os dois só porque a irmã que ele gostava morreu.
Achei interessante a estória das sombras, principalmente de Haine, ou Haruko. Foi interessante ver Shinpei obtendo aliados e podendo voltar ao passado para tentar ficar à frente das sombras. Essa parte de morrer e voltar ao passado me lembrou Higurashi no Naku Koro Ni. Foi agoniante ver ele morrendo e voltando só para descobrir que dava errado, e imagine só o pânico ao perceber que depois de certo tempo ele tinha um limite de 'mortes'. 
Um personagem que se destacou para mim foi Hizuru. Eu gosto de personagens femininas fortes, que estão nos animes pela história e não pelo protagonista. A história dela com Haine que culminou na morte de seu Irmão Ryuunosuke foi bem triste, mas fiquei encantanda quando descobri que eles dividem o mesmo corpo, como é explicado depois.
Quando Ushio sombra reapareceu, no começo eu levantei uma sobrancelha, mas depois comecei a aceitar ela. Ao inves de ser a donzela do anime (como Mio aparenta ser), Ushio sabe lutar e sabe usar suas habilidades de cópia e hacking, onde ela remove o controle de Haine nas demais sombras. Foi estranho, porém, quando em certa parte perto do final da estória, Ushio pareceu morrer novamente, dessa vez sua sombra sendo apagada, mas ressurgiu por um acontecido tirado da bunda de quem escreveu, eu hein.
Outra coisa importante é que, com a derrota de Haine, todas as sombras deixarão de existir.  E no penultimo episódio Haine/Hiruko foi derrotada e o final do episódio deu a entender que Ushio não está no presente com Shinpei e os outros, e sinceramente eu não sei se precisava mesmo do episódio 25, afinal eles falaram várias vezes que as sombram desapareceriam com Haine. Portanto o que acontecerá no episódio final? Dá até medo. Mas do jeito que é eles vão tirar um argumento da bunda novamente para que Ushio cópia continue existindo ou que a verdadeira seja revivida.
No demais, Summertime Render tem um design bem bonito e refrescante. Talvez pela estória se passar em uma ilha, eu gostei desse estilo de verão e cigarras cantando e calor, ao mesmo tempo frescor das águas ao redor. O próprio titulo do anime remete a verão (summer). A animação algumas vezes pecou, mas num geral foi bem consistente. Os episódios também eram bastante fluidos e eu mal esperava para assistir ao próximo. Resta esperar para ver como eles vão apresentar o final do anime, e sinceramente espero que não seja como estou pensando. P.S.: essa review foi escrita no dia 28 (quarta-feira) e será editada no dia que eu assistir ao último episódio para manter a genuidade dos sentimentos que tive. 
Então, acabei de assistir ao último episódio hoje e confesso que achei que fez sentido. Simplesmente porque eles impediram Haruko de copiar Haine no passado, fazendo com que as mortes que as sombras cometeram não aconteceram na verdade.  No entanto não achei necessário um episódio completo de clipes e romances mostrando que todos estão bem. No momento que vimos que Ushio estava bem, automaticamente sabemos que todos estavam. Acho que deveriam ter resumido mais e deixado o anime com 24 episódios apenas. Achei interessante, porém, a Hizuru pegando a ideia dos loops de Shinpei, que ele achava ser um sonho, para escrever um livro, o livro sobre as sombras que ela escreveu antes, um loop perfeito para o começo do anime? Talvez. P.S.:² obrigada por não me fazer ver a calcinha da Mio pela décima vez.