C Danchi

24 de Outubro de 2022
Nomes:
   Danchi | Housing Complex C.
Gêneros:
  Horror.
Ano:
 2022
Episódios:
 4
Sinopse:
 Kimi, que vive em um pequeno complexo habitacional de baixo custo localizado na cidade litorânea de Kurosaki, onde os problemas parecem segui-la aonde quer que ela vá, e incidentes horríveis começam a ocorrer. Um mal antigo está perseguindo os moradores do Complexo Habitacional C?
C Danchi logo no seu começo, nos manipula a uma linha de raciocinio e à uma antecipação de enredo. Primeiro por que as primeiras cenas do anime mostram um homem adulto perseguindo duas garotinhas. E ainda um flashback de outras duas garotinhas nos tempos antigos sendo perseguidas e uma delas sendo morta. Daí a manipulação, pois somos jogos no passado, no estilo 'vamos contar como chegamos a essa cena' e conhecemos um complexo habitacional de moradores idosos que vivem pacificamente e que estão recebendo novos vizinhos forasteiros. Dentre esses vizinhos, está Kan, o adulto que conhecemos nos primeiros segundos do primeiro episódio perseguindo duas meninas, uma delas Kimi. Kimi é adorada pelos moradores do complexo e mora com sua mãe. A outra garota, Yuri, acabou de se mudar para o complexo com seus pais, que administram o trabalho dos forasteiros que parecem ser de outro pais. 
Então pelo começo do episódio e do anime, somos manipulados a prestar nossa total atenção a Kan e como ele se comporta, não só no geral, mas com Kimi e Yuri. Tentando então descobrir porquê ele vai 'surtar' e persegui-las em certo ponto da estória. Há também várias coisas sinistras relacionadas a Kimi. Parece que ela era a única jovem dentre os moradores do complexo, senão a mais nova. Ela era tão esquisita e inocente, e o fato de Taki, outro morador que gosta de investigação e mistério, estar sempre explicando para ela os significados das coisas e frases, até as mais simples, era muito estranho, me fazendo pensar que ela era alguma 'entidade' que poderia fazer alguma coisa ou que seja a causadora dos estranhos fenomenos que começaram a acontecer; peixes mortos, animais esquartejados e podres deixados em frente ao complexo.  Mesmo com todas as indagações, o anime é bem lento. Quase como se ele se focasse no cotidiano dos moradores do complexo, e Kimi tentando maneiras de apaziguar a relação entre os antigos e novos inquilinos.
Em certo ponto dava-se a entender que os estranhos acontecimentos e os desaparecimentos de pessoas do complexo eram obra de Kan ou os outros forasteiros que vieram morar no complexo. E em outro ponto dava-se a entender que os próprios moradores mais antigos estavam por trás disso. Ao mesmo tempo nos foi apresentada uma estória de fundo relacionada a uma antiga canção de folclore do complexo e do templo nas montanhas e Taki resolve investigar a letra da música. No começo parece vários temas diferentes simplesmente jogados ao telespectador, mas tudo está interligado. Outro mistério que nos intriga é a mãe de Kimi. Ela sempre conversa com alguem que não responde. Ninguém nunca a vê e o apartamento delas está praticamente soterrado em lixo. Outra coisa que é focada bastante, é Kimi retirando a folinha do calendário, o que vem a fazer sentido depois.
Mesmo não acontecendo muita coisa durante os episódios (já que eles focam muito no relacionamento entre os moradores e deixam os acontecimentos bizarros para o final do episódio, usando-os como gancho para o próximo), C Danchi tem um sentimento bem desconfortável e bizarro. Não sei, um sentimento macabro, um tom obscuro. Eu não sei explicar, mas como se mesmo não mostrando nada, você ainda tem aquele sentimento de horror.  O final foi bem apressado e eu sinceramente não entendo porquê só quatro episódios. Houve uma reviravolta que eu bati palmas e, como disse lá em cima, eles conseguiram nos manipular de verdade a pensar que Kan era mau. Eu confirmei algumas suspeitas sobre a Kimi. Mas como um todo, eu achei que deveriam ter aprofundado mais na estória do background. Achei pouco detalhado e a explicação foi super rapida. Mas achei que ao final foi interessante de ver.
Talvez se eles tivessem feito um anime de 9 a 12 episódios, teria dado um pouco mais de tempo de desenvolver melhor a relação da estória do passado e a do presente, a questão de deuses e templos, e a 'ilusão de otica' que Taka tem nos primeiros minutos do primeiro episódio, onde ele vê uma criatura nas montanhas.  Ao final, tive a impressão que a mensagem que queriam passar é de que o ser humano estraga  kkkk. Ah, só mais uma coisa. No primeiro episódio, eles estão voltando de uma procissão de um funeral, mas não é mencionado de quem. Sem contar que ninguém parecia muito abalado. Daí, quando surge Kimi, eu até pensei que ela era quem havia morrido, e seu fantasma continuou 'vivendo' entre os moradores. Já que eles gostavam muito dela e, como eu disse, não pareciam ter perdido algum conhecido. Enfim. Eu quero assistir de novo para pegar mais detalhes.

Comentar ☆